Campanhas de marcas famosas e o futebol: como a publicidade se adapta ao jogo moderno


Imagem de Fancy Crave no Unsplash


O futebol é uma paixão nacional, o que significa que poucos países no mundo têm um histórico tão forte de propagandas esportivas quanto o Brasil. Com o passar dos anos, o “know how” delas mudou.

As propagandas estão intimamente ligadas com a época quando foram lançadas, o que fornece a elas um valor cultural e histórico indivisível do material sobre o qual trabalham. Campanhas de promoção de cerveja e cigarro, hoje proibidas, são um exemplo fascinante e uma janela para o Brasil do passado.

Esse exemplo é relevante quando consideramos um novo modelo de negócio, apenas recentemente regulamentado no país: as apostas esportivas! Embora o esporte em si não seja “novato” no espaço das propagandas, o papel que as apostas desempenham na publicidade ainda engatinha para o futuro.

Nesse texto nós vamos examinar algumas campanhas de marcas famosas relacionadas ao futebol, seja as que tratam do esporte em si ou de mercados adjacentes. Nesse espaço, iremos explorar um pouco o que as apostas esportivas já fazem e como elas irão se firmar como um elemento cultural e histórico. 


1. “Ronaldinho Crossbar” (Nike, 2005)

A internet e tipos de propagandas eram muito diferentes da internet dos dias de hoje. Se um vídeo se tornar viral em 2024, em minutos existirá dezenas, talvez até centenas, de vídeos esmiuçando a sua veracidade. Foi a época que permitiu ao vídeo de Ronaldinho Gaúcho para a Nike se tornar um fenômeno no YouTube.

A campanha, promovida pela marca esportiva e a qual mostra feitos incríveis do atleta, foi o primeiro vídeo a alcançar a marca de 1 milhão de visualizações na plataforma de vídeos. Hoje em dia esses são números pouco impressionantes, mas vinte anos atrás os resultados da propaganda impressionaram.

2. “Betfaria” (Esportes da Sorte, 2023)

As apostas esportivas são coloquialmente conhecidas pelo nome de “bet”, o que naturalmente remete ao nome “Bete”. No Brasil, uma das figuras mais proeminentes com essa alcunha é a atriz Betty Faria, o que a tornou uma figura natural para protagonizar uma campanha publicitária para apostas online.

O que não faltam são plataformas de bet esporte na internet, incluindo a Sportsbet, mas quem teve a ideia de utilizar a atriz foi a Esportes da Sorte. Além dela, também foi um garoto-propaganda o cantor Beto Jamaica, ex-membro do grupo É o Tchan. A associação se tornou um fenômeno nas redes sociais.

Os sites de apostas esportivas e de cassinos online como o Sportsbet.io promovem o engajamento do público adulto com os esportes e oferecem novas opções de interação ao longo dos jogos, o que parte de princípios similares àqueles das propagandas. É certo que novas campanhas virais ainda surgirão.

3. “Reunião de Família” (Adidas, 2022)

Mais do que um sinônimo de competições, os esportes são também oportunidades para grupos de pessoas se reunirem e partilharem momentos especiais. As famílias, sejam elas biológicas ou formadas por laços do coração, têm um papel fundamental, o que foi lindamente explorado pela marca Adidas.

Na propaganda intitulada “Reunião de Família”, estão presentes alguns dos maiores atletas da história do futebol internacional, como Lionel Messi, Achraf Hakimi, Jude Bellingham, Karim Benzema e Son Heung-Min. Com tantos nomes de peso, é natural que a campanha tenha explodido em popularidade.


4. “Copa do Mundo FIFA de 2018” (TyC Sports, 2018)

Quando a Rússia foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2018, nem todos os países ficaram satisfeitos. Entre outras coisas, a nação é conhecida por suas leis rigorosas contra a homossexualidade, o que tem impacto à comunidade internacional quando se sedia um evento do tamanho de uma Copa.

Como resposta e protesto, a emissora de televisão argentina TyC Sports lançou uma propaganda que mostra o afeto entre pessoas do mesmo gênero no esporte. Mais do que falar diretamente sobre a sexualidade, o objetivo da campanha era promover afeto entre pessoas, algo extremamente valioso.

É certo que daqui há dez ou vinte anos nós iremos olhar para as campanhas de futebol atuais e sentir a mesma nostalgia e desconforto que sentimos hoje ao assistir algo produzido durante os anos 2000. Isso é natural e positivo, pois mostra que, como nação, estamos sempre evoluindo na comunicação.

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