Siphão Prana Sparket - 1909

A propaganda do Siphão "Prana" Sparklet, publicada na edição de 20 de novembro de 1909 da revista A Cigarra, associa o produto ao prazer e à sofisticação. O anúncio exibe uma mulher reclinada, em trajes leves, ao lado do sifão, destacando a frase: "A’s plagas do Prazer o siphão 'PRANA' Sparklet aportou como o symbolo da maxima delicia." A linguagem enfatiza o produto como um símbolo de luxo e deleite, sugerindo que seu uso está relacionado ao prazer e ao refinamento.

A peça publicitária faz uso de apelos visuais e textuais que evocam o hedonismo e a sensualidade, uma abordagem comum no início do século XX para atrair consumidores de produtos associados ao consumo doméstico, como bebidas gaseificadas. A imagem da mulher em pose sedutora reflete a objetificação feminina, um elemento recorrente em propagandas da época, que buscava criar associações entre produtos e o prazer físico ou sexual. Além disso, a escolha de palavras como "delícia" e "prazer" reforça a ideia de um estilo de vida sofisticado, sugerindo que o sifão é mais do que um utensílio doméstico — é um marcador de status e bom gosto, destinado a um público elitizado.

A propaganda de 1909 do Siphão Prana Sparklet associa o produto ao prazer e luxo, usando sensualidade e sofisticação para atrair consumidores.

Nenhum comentário