Companhia Telefônica da Borda do Campo - 1980
A propaganda da Companhia Telefônica da Borda do Campo, veiculada na Revista Veja em 30 de dezembro de 1980, traz uma mensagem de fim de ano que convida as pessoas a entrarem em contato com seus entes queridos através do telefone. O título, "Neste fim de ano mexa um dedo por alguém", utiliza uma abordagem emocional e direta, associando o ato simples de discar um número à possibilidade de fazer alguém feliz. A imagem de um telefone com disco reforça a ideia de conexão humana por meio da tecnologia disponível na época.
Na análise, percebe-se que a campanha trabalha com valores afetivos, sugerindo que a comunicação, mesmo com um gesto tão simples quanto discar, pode fazer a diferença na vida de alguém. A publicidade se apropria do contexto natalino e de ano novo, momentos de reflexão e aproximação, para reforçar o uso do serviço telefônico, destacando-o como uma forma de amor e cuidado. A ideia de que a melhor forma de comunicação ainda é o contato humano é central, e a mensagem incentiva o público a não deixar de se conectar com as pessoas importantes em suas vidas, algo que ressoa até os dias atuais, apesar das mudanças tecnológicas.