Emulsão de Scott - 1918
A Emulsão de Scott foi uma marca bastante conhecida no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Na edição de 16 de novembro de 1918 da Revista Careta, vemos um anúncio que usa um discurso apelativo para as mulheres da época, conectando saúde, vivacidade e "boas cores" à felicidade feminina. O tom do texto enfatiza o quanto o produto, com sua fórmula, ajudaria a garantir essas qualidades. A imagem de uma mulher sorridente, segurando uma garrafa do produto, sugere a ideia de que o consumo da Emulsão traria vitalidade e bem-estar.
A análise desse tipo de propaganda revela muito sobre os padrões estéticos e de saúde da época. Em 1918, o Brasil ainda vivia uma era de valorização da aparência robusta e corada, sinônimo de saúde. Além disso, o slogan "Fortalece sem alcoolisar o organismo" destacava um benefício importante em uma época em que o uso de álcool em medicamentos era comum, buscando conquistar a confiança dos consumidores.
Fonte: Biblioteca Nacional