Campanhas "United Colors of Benetton"

Oliviero Toscani: publicitário com grandes campanhas publicitárias polêmicas.
Não é possível falar de campanhas polêmicas e não citar a que foi produzida por Oliviero Toscani para a Benetton. Uma campanha que repercutiu no mundo inteiro, um marco na publicidade de moda. Em seu livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, Toscani condena a publicidade como nós conhecemos: rosada, saudável, jovem, vendedora de um estilo de vida tão idiota quanto irreal.

Seu trabalho busca a reflexão e o debate, através de imagens nada comuns ao universo fantástico da fotopublicidade. Aliás, esse é um dos pontos que mais causou polêmica: a publicidade pode (ou deve) fazer denúncias sociais, como o jornalismo?


A campanha não é polêmica apenas pelo teor das fotografias, mas pelo local de exposição das mesmas – um espaço onde se veicula cotidianamente sorrisos e nunca se fala de morte. Um dos grandes temas explorados pela marca é o racismo.

E o que a Benetton ganhou com isso tudo? Fixação de marca. United Colors of Benetton é uma marca conhecida em todo o mundo. É ingênuo acreditar que não se pensou em vendas, mas o foco principal dessa campanha não são os produtos, mas a veiculação das idéias nada ortodoxas da marca.

Coleção de campanhas "United Colors of Benetton"
Para entender melhor essa polêmica, leia o livro escrito pelo Toscani (“A Publicidade é um cadáver que nos sorri), os inúmeros estudos e discussões gerados, entre no site da Benetton e veja mais fotos – inclusive as campanhas mais recentes. Afinal, para a Benetton, polêmica nunca é demais.

Convidamos para que acompanhem a galeria de anúncios da Benetton em nosso site.

texto original de Boquiaberto.