Evolução de Marca: Ford
No início do século XX, Henry Ford idealizava construir um carro fácil de usar, sem complexidades mecânicas e que o trabalhador americano pudesse pagar. Henry Ford não foi o inventor do carro, mas foi um dos primeiros a aprimorar o invento e faze-lo um produto mais popular.cA maioria dos carros inventados até então eram complicados em usar e dirigir. Da idealização de Henry Ford, surge o modelo T e o esquema de linha de produção.
O projeto do carro e a linha de produção influenciaram a sociedade e gerou a produção em série conceituada de fordismo. O carro “Modelo T” foi lançado no mercado 1908, com o preço de 825,00 dólares.
A visão de mercado de Ford era baixar os preço, lucrar na quantidade e aumentar os ganhos, no ano de 1908, foram vendidos mais de 10.000 carros. Em 1912, o preço caiu para 575,00 dólares, alcançando 48 % da participação do mercado.
A base para a diminuição do preço foi o desenvolvimento da linha de produção, da manufatura e redução do tempo de produção. Antes de 1908, Ford já havia produzido o Modela A, em 1903; e o Modelo N, em 1906; mas sem alcançar o sucesso obtido com o Modelo T.
A letra manuscrita “Ford Motors Co.”, foi utilizada pela primeira vez em 1903, em comunicados da empresa. O primeiro logo foi usado no carro Modelo A.
A primeira logomarca da empresa a ser representada num oval, foi desenhada em 1907. Vinte anos depois, o Modelo A foi o primeiro a carregar o oval na tampa do radiador. O logotipo oval de fundo azul e detalhes prateados, como conhecemos, é utilizado desde 1961. Confira abaixo a evolução desta marca:
Fonte: Ford.com