United Colors of Benetton (UNHATE - Barack Obama e Hugo Chávez) - 2011
A marca italiana de roupas United Colors of Benetton lançou em 2011, uma campanha publicitária polêmica, dessa vez com uma mensagem contra ódio e preconceito, seja por questões de cor, religião, orientação sexual, política, ou cultura.
Intitulada UNHATE, a campanha incluiu uma série de iniciativas nos principais jornais, revistas e websites do mundo, em que o tema central será o beijo, símbolo universal do amor. O objetivo da campanha foi se opor à cultura do ódio. Diversas imagens com beijos entre políticos e religiosos opostos foram criadas e foram veiculadas na Europa, causando bastante polêmica e desconforto para algumas pessoas. Dentre as imagens mais polêmicas, listamos Barack Obama beijando Hugo Chávez, e o Papa Bento XVI beijando Ahmed Mohamed, Imã do Cairo.
As imagens simbolizam uma possível reconciliação, com um toque de esperança irônico e provocativo. De fato, as imagens nos fazem refletir sobre assuntos políticos e religiosos, pois mesmo existindo visões completamente divergentes sobre algo é possível existir um entendimento em comum. Clique aqui e confira outras polêmicas campanhas da Benetton. Confira um destes anúncios da série:
texto original de Projetual