Os desafios da Petrobras
por Augusto Fagundes
A companhia mais bem sucedida do Brasil, uma das marcas mais reconhecidas do país, traz percalços ao longo de sua história. Um deles ocorreu no início dos anos 2000.
Em 2001, sua diretoria preocupada com os desafios da internacionalização da empresa, apresentou um projeto de mudança de nome para Petrobrax. Segundo algumas pesquisas realizadas fora do país, o novo nome seria mais aceito e o “xis” traria a modernidade à companhia. Alguns entendiam que o “bras” além de difícil pronúncia para estrangeiros, passava a ideia de um imperialismo brasileiro.
O projeto previa ainda uma adoção de um novo logotipo.(¹)
Com um símbolo branco, parecido com uma chama ou uma folha, dentro de um quadrado verde, amarelo e azul. O símbolo representaria o compromisso da empresa de desenvolver fontes de energia limpas, como a solar, a eólica, o gás, o hidrogênio e outras.
Mas afinal, por quê extinguir o que de mais brasileiro havia no nome? Uma empresa genuinamente brasileira, cuja história faz um paralelo com a história do país. Seja com o “bras” ou o “BR” a marca traz algo imutável, o orgulho de ser brasileiro.
Propostas de reformulação do nome Petrobrás e as novas marcas sugeridas. |
O projeto se tornou polêmico, e levou funcionários, profissionais de design e população a se manifestarem contra, sendo mais tarde abortado de vez.
Recentemente a empresa celebrou seus 60 anos (²), dando forte atenção àqueles que fazem parte de sua história: o povo brasileiro.
Com o slogan “Gente. É o que inspira a gente”, a campanha exaltou as conquistas da empresa através de histórias inspiradoras da brava gente. Hoje, a empresa se encontra em mais um desafio: o de preservar sua imagem diante das atuais denúncias.
(¹)http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2712200008.htm
(²) http://www.meinspira.hotsitespetrobras.com.br/nossainspiracao