Marketing Efervescente
por Augusto Fagundes
Nos últimos dias um “marketing efervescente”, resolveu aparecer.
Mudanças e novos rumos nas eleições mostraram que a propaganda eleitoral deste ano será a mais acirrada dos últimos tempos. Um revés surpreendente, de deixar qualquer publicitário desnorteado em meio à sua campanha. (1)
Teve ainda o “desafio do balde” onde uma onda gelada, tomou conta das redes sociais. Celebridade ou não, participar tornou-se obrigação. Uma campanha que começou lá fora, e que no Brasil virou mania. Apesar de uma arrecadação menos expressiva, esclareceu muita gente sobre a doença degenerativa ELA. (2)
Com o desafio do gelo - ALS Ice Bucket Challenge - seus idealizadores alcançaram o resultado que #somostodosmacacos não conseguiu: a conscientização sobre o tema. Alerta que nos últimos dias, retornou às principais manchetes do país, com situações de preconceito dentro e fora dos gramados. (3) (4)
Não menos importante ainda, foi o caso da Zara, que com seu departamento de marketing “meia-boca”, resolveu lançar uma linha de pijamas para crianças com referências ao holocausto. Algo absurdo e que subestima a inteligência do consumidor, principalmente quando se persiste no erro. (5)
Atuar em nosso cotidiano, essa é a verdadeira função do Marketing, e nestas últimas semanas seu chiado e agitação ficou mais forte em nossas vidas.