O Sucesso de Peppa Pig
por Augusto Fagundes
Uma família de porcos britânica tem conquistado o mundo. Sucesso em mais de 180 países (isso mesmo já são 180 países) os porquinhos tem gerado críticas e lucro por onde passam.
A patrulha do politicamente correto acusa os personagens de não educar. Uma vez que são porcos (?), pois arrotam e rolam no chão.
Alguns afirmam que os personagens não retratam a verdadeira realidade dos porcos (uma vida de violência e morte?).
Outros reclamam da personalidade mimada de Peppa, que prejudica a “formação infantil”. Há ainda aqueles que consideram a mãe de Peppa Pig feminista demais. (1)
O que podemos notar é a grande repercussão que o desenho tem causado.
Seja para o bem ou para o mal, Peppa Pig é sinônimo de sucesso, principalmente no Brasil. Exibido pelo canal Discovery Kids, a porquinha cor-de-rosa ajudou a alavancar a venda dos produtos licenciados no país. (2) Motivo que faz você se deparar cada vez mais com a personagem por aí.
No Brasil, o crescimento da TV por assinatura e da internet são os fatores responsáveis por este sucesso. Se antes algo demorava anos para virar mania, hoje em alguns meses já está consolidado.
Não podemos nos esquecer de fenômenos tupiniquins como Patati Patatá e Galinha Pintadinha, que viraram mania entre as crianças. E que num passado não tão distante, produtos licenciados por Xuxa e Fofão também rederam muitas polêmicas e faturamentos.
Especialistas afirmam que um fenômeno como este acontece a cada 10 anos, e deve durar um bom tempo ainda. Ou seja muito roink ainda vai rolar.