A publicidade infantil de castigo
Que a publicidade infantil mudou, isso já não é novidade. Agora, o que esta mudança representa no faturamento de muitas empresas parece ser surpreendente.
No início deste ano, a Mattel anunciou que sua receita caiu pelo quarto trimestre consecutivo. (¹) Se antes a publicidade aparecia desregrada para este público, com suas abordagens abusivas. Hoje, um controle por órgãos fiscalizadores limitam toda e qualquer propaganda para este público.
Foi-se o tempo em que valia tudo para anunciar jeans, refrigerante e até arma de fogo através do público infantil. Se o mundo hoje nos parece nonsense, acredite isso já foi pior!
É injusto, porém, atribuir somente à publicidade infantil o mal desempenho nas receitas das empresas deste nicho. Sabemos o quanto as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas contribuíram para isso.
E nos resta a indagação: seria a publicidade a culpada por comportamentos, ou o comportamento o vilão da publicidade?
Se antes era comum se deparar com a publicidade infantil na TV, rádio ou jornal, atualmente só a encontramos como “tema de redação do Enem”.
Artigo de Augusto Fagundes