Schin gera polêmica nas redes
por Augusto Fagundes
No último dia 14, a Brasil Kirin lançou sua nova campanha para a promoção da Oktoberfest 2015, nela várias mulheres aparecem em diversas situações comuns no cotidiano, sempre com trajes sensuais.
Pronto, não deu outra. Milhares de pessoas se manifestaram contra o comercial, apontando a abordagem machista nele representada.
Mesmo sem ter a “intenção”, a Schin errou, e errou feio. Qualquer busca rasa na internet traz a tona peças polêmicas como a campanha “Esqueci o não em casa” da Skol e a famosa “Vai verão” da Itaipava. E pior do que isso: não admitiu o erro.
Procurada para falar sobre o assunto, a Brasil Kirin respondeu que não teve a intenção de discriminar ou ofender qualquer indivíduo ou região/cidade, e que por isso decidiu retirar o vídeo de circulação de todas as suas plataformas. (²)
No Brasil, é quase impossível existir um comercial de cerveja sem mulheres gostosas. Um clichê enraizado, algo que atinge rapidamente a massa, mas que cruza facilmente a linha do que por muitos entendem como machismo.
É preciso que a publicidade para cervejas acompanhe as mudanças na sociedade, hoje mais propensa a identificar excessos e conotações sexuais.
Vivemos num tempo em que a qualidade na promoção tem conquistado milhares de seguidores e defensores da marca. Ou será que esta regra só é válida para cervejas importadas?
Existem sim, maneiras de se anunciar bem uma cerveja, e ninguém se ofenderá por isso.