Publicidade memeficada

Artigo que aponta a memeficação da publicidade atual.

Se no passado algumas marcas levavam meses para atingir milhões de consumidores, hoje num só clique este número é alcançado. E muito disso se dá a força das redes sociais.

Com a explosão dos memes nas redes, muitas marcas embarcam na onda, e conseguem dialogar com o público de forma bem humorada. Porém isso pede agilidade (já que os memes são passageiros) e uma dose de cuidado na abordagem.

Enquanto alguns se sobressaem ao se associar ao meme, outros acabam se queimando on-line. Recentemente o PMDB Nacional tentou se aproveitar do sucesso “diferentona” e acabou se dando mal.¹

É preciso conhecer seu público e avaliar os efeitos que o famoso meme pode gerar sobre sua marca. Muitas conseguem se sair bem, como é o caso da Nissan inspirado no sucesso “Senhora”.²


Resta ainda se atentar aos “direitos autorais”. Para muitos especialistas, toda marca está sujeita a problemas jurídicos do uso sem a autorização de pessoas ou obras que se tornam memes.