Empoderamento e diversidade ganham força na publicidade
por Augusto Fagundes
O ano está no começo, mas já dá sinais do que nos reserva no mundo da publicidade. Se até a Globeleza (1) resolveu mudar, podemos aguardar novos avanços na luta pelo empoderamento e diversidade.
Um movimento que foi notado no ano passado no Brasil com a C&A e sua campanha “Misture, ouse e divirta-se”(2) e agora é abraçado por outras marcas. A propaganda causou polêmica nas redes, enquanto alguns criticaram a postura da empresa enquanto outros a elogiaram.
A Avon resolveu entrar em cena com uma das representantes do empoderamento feminino no país. Com a rapper Karol Conka, a marca reforça a representatividade das minorias na Publicidade. (3)
Apostando na quebra de padrões, a Skol chegou com a campanha “Redondo é sair do seu quadrado” (4). Desta forma, a marca contempla a diversidade em sua propaganda, fugindo do clichê: “mulheres gostosas + cerveja”. O que mostra um certo amadurecimento da marca, após a gafe do “Esqueci o não em casa” em 2015.
Já a Cerveja Proibida resolveu dar um passo atrás. Com a “Proibida Puro Malte Rosa Vermelha Mulher” (ufa!), a marca resolveu segmentar a bebida, o que causou um forte descontentamento nas redes (5).
Seria este o fim dos estereótipos na Publicidade? Tomara que sim, ou que este movimento se estenda por muito tempo, já que desde os primórdios a Publicidade vive de estereótipos para convencer.