Por que a Brastemp voltou com a poltrona?
por Augusto Fagundes
Dos anos 80 pra cá, muita coisa mudou no mercado. A concorrência se fortaleceu e a publicidade ganhou o mundo digital.
Mais do que uma “homemenagem”, a nova campanha da Brastemp tem uma razão: resgatar a superioridade às demais.
Apesar de ser líder na linha branca no Brasil, a Brastemp tem sentido o avanço das concorrentes e a queda no mercado. O próprio presidente da Whirlpool (dona das marcas Brastemp e Consul) para a América Latina, João Brega, afirmou: “Não estamos bem na foto. Não estamos mais na posição que estávamos no passado.” (¹)
Disposta a virar esse jogo, a Brastemp encarou o desafio: unir a tradição e inovação. E convocou personagens do passado (Wandi Doratiotto e Arthur Kohl) e do presente (Glória Pires, Suzana Vieira, Carolina Ferraz e Bela Gil), para a antológica campanha dirigida por Fernando Meirelles.
Dessa forma, a empresa conseguiu reforçar a qualidade de seus produtos sem perder o bom humor. O vídeo já ultrapassa os 13 milhões de visualizações no Facebook e mais de 90 mil compartilhamentos até o momento.
Algo como matar dois coelhos com uma mensagem só. Agradou os nostálgicos e conseguiu atingir um novo público. Uma “homemenagem” que permitiu rejuvenescer e reafirmar a vitalidade da marca.