Os Desafios Na Formação do Profissional de Publicidade e Propaganda

Artigo apresente um panorama das decisões e ações de um profissional em formação na área de comunicação
por Patric Pablo Cardoso

O embarque ao ensino superior é uma trajetória bastante desafiadora para a maior parte dos estudantes. Escolher a carreira certa a seguir nunca foi uma decisão fácil de ser tomada. Na verdade, a instabilidade do mercado e as novas mudanças oriundas do advento tecnológico modificaram a forma como as pessoas enxergam o ensino superior.

O impasse relacionado ao ensino superior começa no ambiente escolar. Nos primeiros estágios do ensino de uma criança podemos observar uma maré de problemas que impedem esses jovens a desenvolverem suas aptidões. Basicamente, educadores não estão preparados para lidar com alunos diversos e escolas apresentam escassez de estrutura física e pedagógica para fornecer ensino de qualidade ao corpo discente. Diante dessa realidade, ao término do ensino médio alunos entram em colapso para identificar qual seria a carreira mais pertinente para seguirem. 

Mas como isso ocorre?

Durante a vivência escolar, alunos não são expostos a situações que procuram desenvolver suas habilidades e competências, fraquezas e potencialidades, pelo contrário, o ensino público carece de estrutura de qualidade, alunos são tratados como indivíduos passivos e escolas são desprovidas de atividades saudáveis para ajudar jovens e adultos a desenvolverem maior percepção de si mesmos e do mundo a sua volta. 

Quando escolhi o curso de Publicidade e Propaganda estava num preamar de dúvidas e inseguranças que me impediam de relaxar com a decisão tomada. Lembro-me de ter realizado alguns testes vocacionais para ter maior visão na escolha do curso a ser estudado, o resultado de muitos testes eram Jornalismo, Publicidade, Rádio e TV, Biologia, entre outros. A escolha por Publicidade e Propaganda ocorreu pela minha vontade em compreender os bastidores dessa área do conhecimento, identificar as estratégias utilizadas pelos meios de comunicação para estimular o desejo de compra nos consumidores e também identificar como ocorre a tomada de decisão de compra por parte de um indivíduo. O curso de Publicidade e Propaganda é bastante pertinente para todos aqueles que gostariam de compreender o comportamento da mídia perante a massa, é um curso abrangente que acaba por englobar outras áreas da educação.

Gosto sempre de enfatizar o papel fundamental que o ensino superior tem na formação de profissionais da área da comunicação, mas também reforço a importância de se construir um repertório cultural sadio para somar com a grade do curso e a competência do profissional em questão. Buscar conhecimento, esta é a melhor sugestão que se pode dar para o profissional de Publicidade e Propaganda fora do ambiente de trabalho, pois a construção de um rico repertório cultural irá ajudar este profissional a adotar maior bom senso no momento de criar peças comunicacionais. Dessa forma, todo tipo de informação é válida e portar-se de forma preconceituosa perante determinado assunto faz correr-se o risco de não absorver aprendizados relevantes e conteúdos benéficos que seriam sadios para insights futuros. É por isto que grande parte do comportamento do mercado publicitário está mais interessado no know how do que em certificados e conhecimentos teóricos. 

O know how é um termo em inglês que significa os conhecimentos práticos que alguém possui para desenvolver uma tarefa, afinal, grande parte das empresas nos dias atuais estão mais interessadas nas habilidades dos profissionais do que em conhecimentos teóricos. De forma alguma devemos negligenciar o ensino teórico, mas devemos complementá-lo com o "saber como" para nos tornarmos profissionais mais qualificados. É como o velho ditado popular "nada se cria, tudo se copia", é por isso que enriquecer seu repertório cultural lhe dá maior percepção e bom senso das estratégias a serem tomadas para desenvolver um trabalho para um cliente. As vezes a melhor ideia é aquela que já foi criada mas que precisa de adaptações e aperfeiçoamentos. Já teve a sensação de "já vi isso antes?", é como se fosse um reboot na publicidade, são feitos de forma proposital como uma aposta no que já deu certo no passado.

A área da comunicação é bastante extensa, porém muito competitiva, é preciso muita criatividade para destacar seu portfólio de outros. É um tipo de área que requer bastante inovação, especialmente pelo modelo de consumidor que temos hoje em dia. Longevidade e ascensão se tornaram o maior desafio para grande parte dos publicitários.

Patric Pablo Cardoso, 21 anos, estudante do 8º semestre de Publicidade e Propaganda.
http://patricpablocardoso.wixsite.com/publicitario
“Propagandas

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