Marcas que Erraram e Acertaram em 2017
Marcas vivem de erros e acertos. A cada ano temos casos marcantes no mercado de marcas que ousaram na comunicação ou relacionaram de forma equivocada com seus clientes e geraram verdadeiras pérolas. Confira um levantamento daquilo que fez sucesso e foi um relativo fracasso em 2017. Levantamento do publicitário Augusto Fagundes:
DEU RUIM
1° - JBS
Envolvida nos escândalos de corrupção, a gigante de carnes amargou prejuízos este ano. A empresa sofreu boicote por seus consumidores, precisou esconder sua marca nas embalagens e se desfez de quase metade das empresas do grupo para estancar a crise.
2º - DOVE
Ao postar em sua rede social a imagem de uma mulher negra retirando a camisa e “revelando” uma mulher branca, a marca precisou pedir desculpas a seus consumidores.
3º - SANTHER
Outra marca que se envolveu numa polêmica parecida, foi a Santher. Ao lançar seu papel higiênico preto no Brasil (PERSONAL VIP BLACK), a empresa recebeu inúmeras críticas ao se apropriar da expressão “Black is Beautiful”, frase símbolo da luta antirracista.
MANDOU BEM
1° - SKOL
Indo na contramão das propagandas clichês de cerveja, a marca abraçou a diversidade sem preconceitos. Com a campanha “Redondo é sair do seu quadrado”, um resgate da acertada campanha Desce redondo – 1996, a Skol ficou em evidencia durante todo o ano.
Neste mês a marca ainda lançou um vídeo ao som de Metamorfose Ambulante (Raul Seixas), reforçando seu posicionamento durante todo o ano.
2° - UNILEVER
A marca de sabão OMO lançou uma campanha em prol da ideologia de gênero. Em seu comunicado nas redes, a empresa pedia para que os pais não separassem as coisas de meninos e meninas. Apesar de receber inúmeras críticas, a marca manteve seu posicionamento e conquistou pelo quinto ano consecutivo o Top Of Mind das marcas no Brasil.
3° - GLOBO
Neste ano a emissora se viu envolvida em duas polêmicas. A primeira, uma grave denúncia de assédio envolvendo José Mayer e a segunda os comentários racistas de Willian Wack que acabaram vazando. A empresa agiu rápido, afastou os dois colaborados, repudiou os episódios e abriu espaço para a campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas.”
Ainda este ano, a empresa deu início a Campanha “Milhões de Uns”, ressaltando o alcance e o relacionamento com seu público.