Marcas que Erraram e Acertaram em 2017

Apresentamos uma seleção de marcas que acertaram e erraram em suas estratégias de comunicação no ano de 2017
Marcas vivem de erros e acertos. A cada ano temos casos marcantes no mercado de marcas que ousaram na comunicação ou relacionaram de forma equivocada com seus clientes e geraram verdadeiras pérolas. Confira um levantamento daquilo que fez sucesso e foi um relativo fracasso em 2017. Levantamento do publicitário Augusto Fagundes:

DEU RUIM 

1° - JBS 
Envolvida nos escândalos de corrupção, a gigante de carnes amargou prejuízos este ano. A empresa sofreu boicote por seus consumidores, precisou esconder sua marca nas embalagens e se desfez de quase metade das empresas do grupo para estancar a crise. 


2º - DOVE 
Ao postar em sua rede social a imagem de uma mulher negra retirando a camisa e “revelando” uma mulher branca, a marca precisou pedir desculpas a seus consumidores. 


3º - SANTHER 
Outra marca que se envolveu numa polêmica parecida, foi a Santher. Ao lançar seu papel higiênico preto no Brasil (PERSONAL VIP BLACK), a empresa recebeu inúmeras críticas ao se apropriar da expressão “Black is Beautiful”, frase símbolo da luta antirracista. 



MANDOU BEM 

1° - SKOL 
Indo na contramão das propagandas clichês de cerveja, a marca abraçou a diversidade sem preconceitos. Com a campanha “Redondo é sair do seu quadrado”, um resgate da acertada campanha Desce redondo – 1996, a Skol ficou em evidencia durante todo o ano. 
Neste mês a marca ainda lançou um vídeo ao som de Metamorfose Ambulante (Raul Seixas), reforçando seu posicionamento durante todo o ano. 


2° - UNILEVER 
A marca de sabão OMO lançou uma campanha em prol da ideologia de gênero. Em seu comunicado nas redes, a empresa pedia para que os pais não separassem as coisas de meninos e meninas. Apesar de receber inúmeras críticas, a marca manteve seu posicionamento e conquistou pelo quinto ano consecutivo o Top Of Mind das marcas no Brasil. 


3° - GLOBO 
Neste ano a emissora se viu envolvida em duas polêmicas. A primeira, uma grave denúncia de assédio envolvendo José Mayer e a segunda os comentários racistas de Willian Wack que acabaram vazando. A empresa agiu rápido, afastou os dois colaborados, repudiou os episódios e abriu espaço para a campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas.” 
Ainda este ano, a empresa deu início a Campanha “Milhões de Uns”, ressaltando o alcance e o relacionamento com seu público.

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