Marcas e Datas Comemorativas: nem tudo é festa
Usar datas comemorativas é um ótimo caminho para engajar público e impulsionar as vendas, mas isso requer planejamento e estratégia. Nos últimos dias algumas marcas até tentaram, mas o resultado ficou aquém do esperado.
RÁDIO JOVEM PAN
No Dia Internacional do Combate à Homofobia, a rádio lançou a campanha (nonsense por sinal) #MinhaÚltimaMúsica, onde os ouvintes escolhiam sua última música antes de morrer. Não deu outra, a campanha foi duramente criticada nas redes.
RESERVA
Já se aquecendo para o Dia dos Namorados, a grife Reserva começou uma campanha no Instagram com temática sexual. Do “gemidão do WhatsApp” ao famigerado “molhar o biscoito”, a marca foi chamada de machista, sem noção e infantil por muitos de seus seguidores. Resultado? Precisou abortar a campanha com um longo pedido de desculpas.
MR. CAT
Outra que derrapou na abordagem, mas preferiu seguir com a campanha foi a MR. CAT. Com os atores Marina Ruy Barbosa e Renato Góes, a marca pretendia reforçar o romantismo do Dia dos Namorados.
A crítica ficou por conta dos que defendem “um casal de verdade” para promover a data.
SUPER DICKMANN’S
Mas os exemplos não se limitam ao Brasil. Uma marca de doces alemães, pegou carona no Casamento Real.
Em sua página do Facebook, a empresa compartilhou uma montagem no qual seu doce mais popular aparecia vestido de noiva, em referência à Meghan Markle. Não demorou muito para que os seguidores da marca a acusassem de racismo.
A marca precisou apagar a postagem e emitiu um pedido de desculpa.