3 formas de parcerias que você pode fazer na internet para ganhar dinheiro
Um dos grandes desafios de quem quer ganhar dinheiro na internet com vendas é como gerá-las. Outro ponto que desafia o empreendedor digital é a gestão de logística, essencial para quem deseja trabalhar com e-commerce, mas há algumas formas de parcerias que você pode fazer na internet para alavancar suas vendas.
Não há qualquer dúvida de que o Google Meu Negócio e o Google Ads continuam sendo ferramentas poderosas de ativação de negócios online, porém não são mais as únicas. Vamos falar sobre 3 formas de parcerias online que talvez você, que está planejando a ativação do seu empreendimento, não conheça.
Você perceberá que é possível ter um negócio enxuto e ágil, ao mesmo tempo em que gerar vendas e ganhar dinheiro com e-commerce já não é mais um bicho de sete cabeças. As soluções estão bem ao alcance das mãos e você pode se surpreender com as oportunidades que poderá vislumbrar ao longo da leitura.
Vender em Marketplaces
Para quem tem um negócio razoavelmente estruturado, com soluções bem definidas de estoque e logística, além de capital de giro, vender em Marketplaces pode ser a melhor das soluções.
Quem compra em sites como Americanas e Mercado Livre, entre outros gigantes do varejo, já se deparou com aquela mensagem informando que aquele produto que você está comprando é entregue pelo lojista “X”.
O Marketplace é uma estratégia de varejo que veio para ficar. Tanto é assim, que os sete maiores e-commerces brasileiros já atuam nesse modelo de negócios. Além de trabalharem com seus próprios estoques, essas empresas abrem suas vitrines virtuais para pequenos varejistas exporem e venderem seus produtos.
O propósito das empresas é aumentar as vendas e ampliar o share, num ambiente que é altamente competitivo e depende de volume de vendas para geração de caixa e capital para novos investimentos.
Para quem está começando seu e-commerce é uma oportunidade de expor seus produtos para milhões de pessoas que, diariamente, visitam esses locais de compra, ampliando de forma acentuada as oportunidades de vendas. Inclusive, não é um privilégio de quem tem lojas online, mas também daqueles que só possuem loja física.
Quem só tem loja física ou não tem loja alguma pode cadastrar seus produtos diretamente nas plataformas dos marketplaces. O propósito é facilitar mesmo a vida do lojista, visto como um novo parceiro de negócios no ambiente altamente competitivo do e-commerce.
Os dados de mercado sobre esse modelo de negócios são cativantes. Segundo levantamento Ebit/Nielsen, os marketplaces movimentaram, em 2018, R$ 8,8 bilhões, o que equivale a 18,5% das vendas totais no e-commerce brasileiro.
Além da visibilidade gerada para os produtos dos lojistas parceiros, o modelo de marketplace gera confiabilidade para seus produtos, uma vez que estarão diretamente associados a grandes marcas.
É claro que todos esses benefícios geram um custo. Parte desse custo é a adequação aos requisitos exigidos pelas plataformas para que você possa vender seus produtos, sobretudo aqueles ligados a qualidade e políticas de devolução. Do ponto de vista financeiro, o marketplace é comissionado por todas as vendas que você realizar.
Mesmo assim, vale a pena, porque você estará remunerando um parceiro que lhe entrega estrutura, exposição, credibilidade e um gigantesco contingente de consumidores, com consequentes oportunidades de vendas. Você pode até mesmo encarar como um investimento seguro da verba de marketing, pois o custo só ocorrerá quando você vender.
Um ponto importante é que você pode fazer a integração da sua loja com a plataforma, suprimindo de sua operação o trabalho manual. Nesse caso, os produtos são exibidos automaticamente na plataforma, gerando grande economia de tempo e de custos. Seu trabalho é receber os pedidos automaticamente e entregar os produtos.
Dropshipping
O dropshipping é uma espécie de desdobramento do conceito de marketplace. Na verdade, quando você opta pelo modelo de dropshipping, você passará ao papel de plataforma de marketplace.
Nesse modelo de negócios você constrói a sua loja virtual e abre suas vitrines para produtos de diversos fornecedores. A boa notícia é que você pode vender sem precisar formar estoque ou se preocupar com logística.
Você escolhe os fornecedores e produtos de sua preferência, que se alinhem com sua estratégia de valor, e cadastra-os na sua loja. É você quem determina qual a sua margem e preço ao consumidor.
Quando realiza vendas, dispara o pedido para esses fornecedores, que fazem a entrega do produto ao cliente.
Para que esse modelo funcione, são necessários dois cuidados especiais:
- escolha dos fornecedores;
- integração entre plataformas.
A escolha dos fornecedores é essencial para que você tenha um bom mix de produtos e uma boa reputação junto aos clientes, que poderia ser prejudicada no caso de atrasos na entrega, produtos de baixa qualidade ou com defeito.
A integração é essencial para você ter uma rotina ágil, fluida e eficiente. Com a integração com a plataforma do fornecedor, todo o processo será automatizado, com carregamento e baixa automática de produtos.
Dependendo da complexidade do seu negócio, é possível que seja necessário desenvolver uma solução exclusiva. A má notícia é que o custo inicial tenderia a ser bem alto.
Afiliados
Os programas de afiliados atendem a outro tipo de empreendedor, que é o produtor de conteúdo.
Trata-se de um modelo de negócios que aproxima consumidores, produtores de conteúdo, plataformas de infoprodutos, como Hotmart e Eduzz, e os criadores desses produtos.
Os criadores dos produtos fazem o cadastro dos mesmos nas plataformas de venda de infoprodutos. Você, como afiliado, cadastra-se na plataforma e escolhe quais produtos deseja promover.
A estratégia para que essa parceria seja bem sucedida está toda focada no afiliado, que tem a função de desenvolver as políticas de marketing, a começar pela escolha do nicho junto ao qual vai atuar.
Essa escolha impactará diretamente na escolha dos produtos a serem promovidos, que precisam ter relação com seu conteúdo e seu público. Aproximando as pessoas certas dos produtos certos a sua possibilidade de alcançar altos resultados em conversão é bem maior.
Sempre que uma compra é realizada por um cliente direcionado à plataforma pela sua mídia, você ganha uma participação no valor da venda do produto.