Bradesco e Itaú se despedem de 2019

Campanhas de final de ano do Banco Itaú e Bradesco se destacam pela internet
artigo de Augusto Fagundes

Na última semana, dois dos maiores bancos do país colocaram no ar seus votos para 2020. Bradesco e Itaú levaram para seus institucionais mensagens que fazem qualquer cliente esquecer a dura realidade do cotidiano de um banco.

O Bradesco optou por aproveitar o que deu certo na sua campanha de 2018. No vídeo desse ano, vagalumes passam por uma nova aventura, dessa vez ao lado de um menino com Síndrome de Down. A peça produzida pela Publicis em parceria com a Zombie Studios leva a assinatura:“Em 2020, brilhe do seu jeito”.


A animação sincronizada ao som de uma versão cover de “Hero”- Mariah Carey, traz elementos que remetem a inclusão. Nela podemos perceber um vagalume gordinho (aos 26 segundos), um casal gay (aos 56 segundos), um idoso (aos 01:01) e crianças negras (aos 02:33). Toda a história ainda se passa num bairro popular, o que é evidenciado pelas fachadas das casas no início do vídeo.

Já o Itaú apostou num robô ao estilo Wall-E (Disney/Pixar) para conduzir sua mensagem. Com locução de Matheus Nachtergaele, a peça prega um “futuro mais humano”. Algo que soa contraditório, já que só neste ano, o banco anunciou a demissão de 6,9 mil funcionários (mesmo faturando 7 bilhões no segundo trimestre). Outra contradição presente é o fato dos bancos investirem cada vez mais nos softwares de assistentes digitais em seus atendimentos.


Vale destacar na peça do Itaú, a reprodução de imagens reais em sua narrativa. Há espaço até para Greta Thunberg, ativista eleita personalidade do Ano pela Revista TIME, aos 40 segundos do vídeo. A campanha se assemelha a da Coca-Cola em 2011 (Razões para Acreditar). Aos 55 segundos, o robozinho cruza com os dois personagens que conduziram a campanha “Leia Para Uma Criança” neste ano.

Com faturamentos bilionários, Bradesco e Itaú mostram que é possível emocionar o público com ideias recicladas, desde que sejam boas. Ambos terminam o ano como as marcas mais valiosas do Brasil

Nenhum comentário