Um BIG sucesso nas redes
Desde que estreou em 2001, o reality mais famoso do Brasil já reuniu diversas marcas ao longo de sua história. Sua primeira ação de merchandising foi patrocinada pela Fiat, numa prova de resistência que garantiu a comida da semana, os participantes se aglomeraram dentro de um Palio Weekend novinho e o último a deixar a prova ainda levava o carro para casa.
Depois de mais de uma década como tradicional patrocinadora, a Fiat deixou a atração alegando “redirecionamento estratégico voltado para mídias segmentadas”, uma separação que durou pouco tempo, já que no ano passado a montadora retomou o patrocínio. Em estudo realizado recentemente, a Fiat foi apontada como a marca mais associada ao programa.
No ano passado a edição reuniu 6 patrocinadores, que desembolsaram cerca de R$ 42 milhões em cada cota. Um investimento positivo, já que o número de engajamento e novos seguidores para cada um deles cresceu consideravelmente.
Os números também revelam que além de sucesso comercial, o reality é considerado um sucesso de engajamento. Um levantamento no Twitter mostrando que a atração atingiu 278 milhões de menções na plataforma (um número 10 vezes maior do que o registrado em 2019). A edição do ano passado garantiu ainda os melhores resultados no Ibope desde 2010, além do registro no Guinness com o recorde de votação popular: mais de 1 bilhão e 500 milhões de votos.
Já em 2021, a Globo viu sua fila de anunciantes aumentar mesmo antes da estreia, garantindo cerca de R$ 529 milhões em patrocínio. Em termos de comparação, isso representa mais do que o faturamento anual da Rede TV!, que gira em torno de R$ 300 milhões. O programa se tornou também o assunto mais comentado no Twitter já em sua primeira semana de exibição com mais 35 milhões de tuites (um aumento de mais de 700% da edição anterior).
Para quem acreditava que a fórmula estava desgastada, o programa conseguiu uma sobrevida graças ao alcance das redes sociais e as polêmicas de seus participantes. Resta saber até quando isso será positivo aos patrocinadores.
Evolução das cotas de patrocínio do Big Brother Brasil ao longo dos anos:
ANO/ COTA em R$
2021 – 59,0
2020 – 42,6
2019 – 37,3
2018 – 34,7
2017 – 34,7
2016 – 31,9
2015 – 28,9
2014 – 26,9
2013 – 23,9
2012 – 20,6
2011 – 16,9
2010 – 13,5
2009 – 11,0
2008 – 10,0