Domingão das Marcas
artigo de Augusto Fagundes
Com a saída anunciada para o fim deste ano, Fausto Silva já abriu espaço para anúncios memoráveis em seu Domingão do Faustão. Mais do que uma mudança no hábito das famílias aos domingos, o fim da atração vai impactar patrocinadores e anunciantes que exploraram a credibilidade e espontaneidade do apresentador ao longo dos últimos 30 anos.
Reunimos 5 momentos marcantes do Domingão do Faustão com a publicidade.
KOLYNOS / SORRISO
Quem não se lembra do famoso “Caminhão do Faustão”? O sorteio que recebia milhares de cartas de todo o Brasil.
No final dos anos 90, o creme dental mudou de nome, mas a promoção continuou com “Sorriso no Caminhão do Faustão”.
P&G
Se antes um caminhão de prêmios já mexia com o brasileiro, imagina ganhar um “avião de prêmios”? Foi assim que a P&G promoveu a campanha “PROVOU GOSTOU” no Domingão do Faustão.
NESTLÉ
E quem não se lembra do encontro entre Gugu e Faustão na promoção “JUNTA BRASIL”? Sim, em meio à guerra de audiência aos domingos, a Nestlé promoveu o encontro dos apresentadores através de um link ao vivo.
Fausto Silva ainda protagonizou comerciais ao longo da programação com Gugu Liberato e Hebe Camargo.
BAMERINDUS
“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa...” Assim era anunciado o Banco Bamerindus no Domingão. Se antes era o TC Bamerindus (Títulos de Capitalização) quem patrocinava o quadro “Olimpíadas do Faustão”, mais tarde coube à Poupança Bamerindus essa missão.
GELOL
Mas o quadro mais longínquo do programa o “VIDEOCASSETADAS” também não ficou de fora. Escorregou, caiu, machucou? Tem que ser Gelol.
Nos anos 90 o slogan foi substituído pelo famoso “Passa Gelol que passa!”. Hoje, a marca utiliza a versão: “Doeu? Renove-se com Gelol”.
Bônus: Outro jingle que marcou o público do Domingão do Faustão é o memorável “Quem disse que não dá? Na FININVEST dá!” na voz da banda comandada por Caçulinha.