Arraiá das Marcas
artigo de Augusto Fagundes
Junho, o mês que já virou tradição para muitas marcas se promoverem no Brasil. Afinal, não existe junho sem lembrar da festa junina e nem festa junina sem comilança.
Confira algumas marcas presentes nos festejos juninos.
PAÇOQUITA
Original de Ribeirão Preto -SP, desde 1942 é o nome mais lembrado quando se fala em paçoca no Brasil. Em 2014 a marca lançou sua versão cremosa.
YOKI
Fundada nos anos 80 pelo imigrante japonês Yoshizo Kitano - repare que as iniciais dos nomes formam a marca -, a empresa é preferência nacional quando se trata de pipoca e farofa. Em 2020 e 2021, durante a pandemia, a marca promoveu a Yokermesse com lives de shows sertanejos.
PERDIGÃO
Na mesa dos brasileiros desde 1934, a marca invade as festas juninas com suas salsichas, linguiças e pernis. No ano passado lançou a ação “São Dogão”, onde algumas padarias tradicionais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, comercializavam diferentes versões de cachorro-quente.
QUERO
Criada em 1985, em Jundiaí - SP, a empresa foi adquirida pela norte-americana Heinz em 2011, e mais tarde incorporada a KraftHeinz Company, quinta maior indústria de alimentos do mundo.
E quer algo mais “interior” que o milho verde? Seja cozido, no bolo de fubá ou na pamonha.
No ano passado, a Quero disponibilizou em suas redes, receitas típicas com seus produtos. A empresa também fechou parceria com o Centro de Tradições Nordestinas em São Paulo e com o site Tudo Gostoso para promover a campanha.
BRAHMA
Agora vamos para a bebida.
Se quentão, chocolate quente e vinho quente não podem faltar, a cerveja é quem reina na publicidade, patrocinando festas por todo o Brasil.
Apostando no digital, em 2020 a Brahma criou a plataforma “Vai ter São João, sim” onde disponibilizou shows online, kits com Brahma e comidas típicas entregues na casa do consumidor e jogos simulando as tradicionais brincadeiras juninas.