A publicidade que inunda Pantanal
Imagem: Globo/João Miguel Jr. |
artigo de Augusto Fagundes
Com um público cativo, o remake de Pantanal se mantém como um verdadeiro sucesso comercial.
Desde sua estreia em março, além das inúmeras propagandas de 30 segundos nos intervalos comerciais, a novela abriu espaço para merchandising de marcas como Itaipava, Vivo, Casas Bahia, Dove, Rexona, Flash Benefícios e o banco BV. Um faturamento que pode chegar a 600 milhões de reais até o fim da história.
Um fenômeno que não foi diferente no passado. Na primeira versão exibida na Rede Manchete, em 1990, a famosa chalana da novela servia como recurso para anunciar vacinas para febre aftosa, tratores, antenas parabólicas e pesticidas. Ganharam destaques na trama marcas como Kodak, Água de Cheiro, conhaque de alcatrão São João da Barra e Century.
A novela ainda tinha como “oferecimento” as marcas: Bombril, Bradesco, Perdigão e Pernambucanas. O top de 5 segundos ficou por conta dos sucos Tang, e a Sony comprou as cenas do próximo capítulo.
Além da fila de anunciantes, o sucesso da novela rendeu algumas campanhas publicitárias aos atores, fazendo até Juma usar chinelo.
Anúncio da novela em revista (1990)