A publicidade que inunda Pantanal

A novela Pantanal, exibida pela TV Globo em 2022, tornou um case publicitário de sucesso - Imagem: Globo/João Miguel Jr.
Imagem: Globo/João Miguel Jr.


Com um público cativo, o remake de Pantanal se mantém como um verdadeiro sucesso comercial.

Desde sua estreia em março, além das inúmeras propagandas de 30 segundos nos intervalos comerciais, a novela abriu espaço para merchandising de marcas como Itaipava, Vivo, Casas Bahia, Dove, Rexona, Flash Benefícios e o banco BV. Um faturamento que pode chegar a 600 milhões de reais até o fim da história.

Um fenômeno que não foi diferente no passado. Na primeira versão exibida na Rede Manchete, em 1990, a famosa chalana da novela servia como recurso para anunciar vacinas para febre aftosa, tratores, antenas parabólicas e pesticidas. Ganharam destaques na trama marcas como Kodak, Água de Cheiro, conhaque de alcatrão São João da Barra e Century.

A novela ainda tinha como “oferecimento” as marcas: Bombril, Bradesco, Perdigão e Pernambucanas. O top de 5 segundos ficou por conta dos sucos Tang, e a Sony comprou as cenas do próximo capítulo.

Além da fila de anunciantes, o sucesso da novela rendeu algumas campanhas publicitárias aos atores, fazendo até Juma usar chinelo.


Anúncio da novela em revista (1990)

Propaganda veiculada em 1990 promovendo a novela Pantanal

Nenhum comentário