O Passado nas Mãos do Futuro da Publicidade
artigo de Augusto Fagundes
Nos últimos dias, a nova propaganda da Volkswagen foi o principal assunto nas redes sociais.
Produzido pela agência AlmapBBDO, o comercial que promove os 70 anos da montadora trouxe para a tela um reencontro de Elis Regina e sua filha Maria Rita, graças a ajuda da Inteligência Artificial.
Para o bem ou para o mal, a repercussão foi grande. Afinal quais os limites da ética ao se utilizar da imagem de uma pessoa já falecida? Mas e a homenagem ao artista, como fica? A família pode decidir pelo falecido?
Esse é só o início de alguns dilemas que a Inteligência Artificial deve trazer para a publicidade.
Mas antes da Inteligência Artificial ganhar terreno, o passado já reencontrava o futuro nos comerciais através de trucagens e montagens.
Vamos relembrar alguns:
BRAHMA 1992
VOLKSWAGEN 2013
Destaque também para o clipe/comercial da Vivo para o Dia dos Namorados, com referência ao cantor Cazuza em 2015.