Licor das Crianças - 1892
A propaganda do "Licor das Crianças" veiculada no jornal O Fluminense em 2 de agosto de 1892 anuncia um remédio infalível contra lombrigas, direcionado principalmente ao público infantil. O produto, de acordo com o anúncio, é feito com "tanaceto", uma planta medicinal usada contra vermes. A propaganda destaca que o licor é agradável, não exige dieta, não é purgante e, o mais importante, é não venenoso, sendo recomendado por médicos. Vendido em drogarias, o licor é promovido como uma solução eficaz e segura para eliminar vermes em crianças.
O uso da figura de crianças segurando letras que formam a palavra "lombrigas" é uma tentativa de cativar visualmente os pais, associando o remédio à saúde infantil de forma lúdica. O apelo publicitário explora o medo dos vermes, uma preocupação comum da época, com foco em oferecer uma solução prática e segura. O destaque para o fato de o licor não ser venenoso e de sabor agradável tenta amenizar o receio dos pais quanto aos medicamentos, que muitas vezes eram considerados tóxicos ou amargos. Este tipo de anúncio reflete as estratégias de marketing de produtos medicinais no final do século XIX, que enfatizavam a confiança na ciência e na medicina para atrair consumidores.