Casa Lemcke - 1920
A propaganda da Casa Lemcke, veiculada na edição de 1º de dezembro de 1920 da revista "A Cigarra", destaca a loja como um importante estabelecimento em São Paulo, especializado em tecidos, modas, armarinho e roupas brancas. Localizada na Rua Líbero Badaró, a Casa Lemcke traz como principal atração da época "Altas Novidades em Tecidos para o Verão", alinhando-se às necessidades sazonais de seus clientes. O anúncio também evidencia a oferta de uma ampla variedade de brinquedos para as festividades de final de ano, algo que era tradicionalmente comum em campanhas publicitárias dessa época. Além disso, a loja oferece um desconto de 5% em outros artigos, uma estratégia para atrair mais consumidores.
Esse anúncio reflete o início da modernização do comércio paulistano no início do século XX, quando grandes lojas surgiam e adotavam táticas publicitárias para chamar a atenção da classe média urbana em crescimento. A presença de "altas novidades" sugere que a loja acompanhava as tendências de moda, enquanto o foco em brinquedos para as festas indica a adaptação às tradições de Natal. A ênfase no desconto evidencia uma tática de persuasão econômica, demonstrando o começo da influência das estratégias de marketing no consumo popular.