Propagandas no Super Bowl: quais foram os anúncios mais caros da edição 2025?
Milhões de espectadores pararam neste último domingo (9 de fevereiro) para assistir à 59ª edição do Super Bowl, o evento que fecha a temporada 2024-25 da liga nacional de futebol americano dos Estados Unidos (NFL). Assim como acontece nas finais dos maiores torneios esportivos do mundo, como a Conmebol Libertadores, a NBA, os Grand Slams de tênis, a Champions League, a Copa do Mundo, apenas para citar alguns, por trás destes campeonatos existem grandes anunciantes com altíssimo orçamento.
As propagandas do Super Bowl tornaram-se um fenômeno, com marcas e anunciantes investindo em anúncios memoráveis e impactantes. Milhões de dólares são investidos no sucesso dos comerciais exibidos nos intervalos, durante a transmissão do evento. Veja os valores movimentados pelos anunciantes durante a transmissão do Super Bowl e por que estes comerciais devem deixar uma impressão duradoura nos espectadores.
Quanto custaram, em média, os comerciais do Super Bowl para 2025?
Segundo entrevista de Peter Bray, fundador e diretor executivo de criação da agência de publicidade Bray & Co., à CBS MoneyWatch, os anunciantes desembolsaram cerca de US$ 8 milhões (R$ 46 milhões), em média, por uma inserção de 30 segundos durante o Super Bowl LIX, o que faz com que o evento tenha um dos espaços publicitários mais caros do mundo. Ele estima que cerca de 51 minutos de publicidade foram vendidos para a transmissão de aproximadamente três a quatro horas, tornando o valor total de vendas de anúncios deste ano algo na casa das centenas de milhões de dólares.
O preço próximo a US$ 8 milhões é quase um milhão de dólares a mais do que os US$ 7 milhões que custou por um comercial de 30 segundos na edição passada. O tempo de exibição comercial durante o Campeonato da NFL em 2023 também foi de cerca de US$ 7 milhões por 30 segundos, um salto de 55% em relação a 2019. Bray disse ainda que os custos de publicidade do Super Bowl estão aumentando e que, em breve, as vendas de anúncios chegarão a US$ 1 bilhão.
Quais foram os comerciais mais bem avaliados no Super Bowl 2025?
De acordo com o Ad Meter, do USA Today, “First Delivery” da Budweiser levou a coroa. A tradicional patrocinadora do Super Bowl optou por um comercial mais convencional, com um pequeno potro ajudando a fazer uma entrega de barris de uma cervejaria. Em segundo lugar se destacou o “The Little Farmer”, da Lay's, que apresentava uma garota dedicada a cuidar do solo para cultivar uma batata.
O terceiro lugar foi para “The Ultra Hustle” da Michelob Ultra, estrelado por Willem Dafoe e Catherine O'Hara enquanto eles dominam atletas, como a lenda da NFL Randy Moss, o medalhista de ouro olímpico do atletismo Ryan Crouser e a campeã da WNBA Sabrina Ionescu no pickleball para ganhar um pouco da cerveja Michelob Ultra.
Quais foram os anúncios mais caros do Super Bowl já exibido até hoje?
O comercial mais caro do Super Bowl de todos os tempos é o anúncio “Mind Reader”, da Amazon, que foi ao ar durante o Super Bowl LVI em 2022. Apresentando o casal da vida real Scarlett Johansson e o comediante Colin Jost, do Saturday Night Live, a peça teria custado US$ 26 milhões para ser produzida, de acordo com o site de gerenciamento de experiência Qualtrics.
A aventura da General Motors na Noruega, estrelada por Kenan Thompson, Awkwafina e Will Ferrell, encorajando os americanos a adotar veículos elétricos, custou nada menos que US$ 22 milhões. O mesmo valor foi pago pelo ScissorHandsFree da Cadillac, em 2021, onde Winona Ryder e Timothee Chalamet aparecem inspirados em Edward Mãos de Tesoura, filme de 1990, enfatizando a facilidade de dirigir o Cadillac LYRIQ totalmente elétrico.
A título de informação, o Philadelphia Eagles venceu o Kansas City Chiefs por 40 x 22, no jogo final da temporada 2024-25, que aconteceu no Caesars Superdome de Nova Orleans, EUA, conquistando o seu segundo título na competição. O rapper Kendrick Lamar, que se destacou como o maior vencedor do Grammy 2025, foi a estrela do aguardado show do intervalo do Super Bowl LIX. Quem surpreendeu o público ao subir no palco foi a tenista Serena Williams. Durante a performance, ela mostrou alguns passos de dança enquanto Kendrick Lamar cantava sua canção multipremiada “Not Like Us“.