Empresas querem incrementar a comunicação interna em 2025
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A comunicação interna está entre as prioridades de investimentos das empresas do país para 2025. Segundo dados de uma pesquisa da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), 31% das empresas estarão focadas em investir mais em comunicação interna ao longo deste ano.
Essa é uma área que tem como objetivo criar uma comunicação efetiva entre os integrantes de uma organização. De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a comunicação interna é fundamental para o sucesso organizacional, sendo valorizada por 88% dos CEOs.
Para melhorar a relação entre empresa e colaboradores, profissionais que atuam nesse setor podem utilizar diferentes estratégias e ferramentas. Em 2025, algumas soluções específicas aparecem nos apontamentos de especialistas e em pesquisas.
Redes sociais devem fazer parte da estratégia
Em entrevista à imprensa, o diretor da empresa de tecnologia para comunicação interna, Progic, Igor Vazzoler, destaca que, com a ascensão das redes sociais, a comunicação interna deve acompanhar esse caminho e se posicionar também nesses espaços.
Uma pesquisa realizada pela Statista mostra que o número de usuários de comunidades digitais no mundo deve alcançar 1,8 bilhões de pessoas este ano, sendo boa parte delas presente nas redes sociais. Dessa forma, estar nesse meio é uma tendência para otimizar a comunicação interna das organizações e alcançar melhores resultados.
Nesses espaços, as empresas podem divulgar notícias e informações internas, compartilhar campanhas, inserir ações de gamificação e incentivar os colaboradores a participarem de atividades.
Por meio das redes, os profissionais responsáveis pela comunicação interna podem, também, colher informações para melhorar o posicionamento da empresa. As informações coletadas podem ser adicionadas em um criador de mapa mental para trazer a visualização estruturada dos apontamentos, servindo de base para ideias e projetos para a comunicação interna e as outras áreas da empresa.
Igor destaca que o uso das redes sociais nesse setor também é impulsionado pela necessidade de colocar os funcionários das empresas como protagonistas, seja na geração de conteúdos ou nas campanhas internas.
Estudo anual da Aberje mostra que 50% dos profissionais de comunicação interna consideram os embaixadores de marca internos mais eficazes do que a mídia tradicional. Esse percentual sobe para 55% em empresas com mais de 5 mil colaboradores, o que destaca o poder de engajamento e autenticidade que esses embaixadores oferecem para as organizações que utilizam as redes sociais.
Liderança humanizada é considerada fundamental
Outra tendência apontada por Igor é a liderança humanizada, aspecto que gera impactos diretos na comunicação interna. Esse perfil de liderança mostra uma preocupação maior com a saúde mental dos colaboradores, fazendo com que ações de endomarketing sejam iniciativas para treinar e engajar os gestores para lidarem com essas questões.
O profissional explica que, em um momento em que a saúde mental é uma preocupação constante, a comunicação interna deve promover iniciativas que transformem o ambiente de trabalho em um local positivo e acolhedor.
De acordo com a pesquisa Employee Experience Trends 2024, empresas com altos níveis de engajamento interno e acolhimento apresentam 23% mais desempenho do que a média do mercado.
Saiba como a Inteligência Artificial pode ajudar
De acordo com o relatório da PwC, 78% das empresas planejam adotar a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a comunicação nos próximos anos. Na área interna, a tecnologia pode ajudar a compreender e prever o comportamento dos colaboradores, criando mensagens personalizadas que atendam às necessidades do time.
A IA também pode atuar na automatização de tarefas repetitivas, na análise de dados e na adaptabilidade organizacional. Há, ainda, a possibilidade de o uso para o atendimento, seja interno ou externo. Os famosos chatbots podem ajudar as empresas a implementar atendimentos mais especializados para os próprios colaboradores.