Propaganda do Momento
No ar desde o final do ano passado, Garota do Momento, atual novela das 18h da Globo leva para as telas a Propaganda em seus primeiros passos na TV.
Como pano de fundo, a história gira em torno da fictícia “Perfumaria Carioca”, num Brasil de 1958. Algumas perfumarias brasileiras servem de inspiração para a obra:
Granado
Talvez a maior fonte de inspiração da trama, uma vez que também tem sua origem no Rio de Janeiro. A mais antiga perfumaria do Brasil, a Granado foi fundada em 1870 e possui cerca de 80 lojas pelo país, além de estar presente na França, Portugal, Inglaterra, Bélgica e mais recentemente nos Estados Unidos, na Madison Avenue em Nova York.
Phebo
A perfumaria surgiu em 1930, na cidade de Belém do Pará, e foi fundada por dois primos portugueses Antonio e Mario Santiago.
O nome Phebo, representa o deus grego do Sol, que significa luminoso, brilhante. Foi escolhido para representar o nascimento de uma nova era da perfumaria brasileira.
Leite de Rosas
Outro produto que também serviu de inspiração foi o Leite de Rosas, que coincidentemente, também teve sua origem no Rio de Janeiro em 1929, pelas mãos do seringalista Francisco de Olympio de Oliveira.
Pioneiro, o Leite de Rosas foi o primeiro anunciante a mostrar moças de biquíni em suas peças de publicidade e a usar anúncios coloridos. A perfumaria também contou com Carmem Miranda e sua irmã, Aurora como garotas-propagandas.
Ao abordar os desafios para a protagonista, a trama também aborda os primeiros anos da televisão brasileira, tempo em que a publicidade na tv era totalmente inspirada nas versões do Rádio: com jingles, testemunhais e conteúdos que levavam o nome do patrocinador.